Skip to Store Area:

Loja de Filtros para água - Purificadores - Bebedouros

Entenda a unidade MICRA e Aprenda a escolher um filtro de água

 

Na hora da compra de um filtro para água é necessário saber de quantas  “Micra” é o elemento filtrante, como não estamos habituados a usar essa unidade de medida fica a duvida de qual filtro escolher.

Este artigo trará dica e explicações que facilitaram na hora da escolha e compra de filtro para água.


O que significa MICRA (µm)?



A unidade de medida - Micra – é o plural de Micron ou Micrometro, cada Micron equivale a dividir 1 milímetro por 1000 ou seja 0,001 milímetro, como forma de comparação um grão de areia normal tem entre 200 e 500 micra e os filtros na sua grande maioria trabalha com retenção entre 5 e 25 micra.

Então quando um filtro de água tem especificação de 10 Micra, significa que as partículas sólidas com tamanho maior que 10 Micra serão retidos pelo filtro, um grão de areia de 200 Micra será retido facilmente pelo filtro.

A água que recebemos em nossas casas ou trabalho acumula pelo caminho muitas partículas, que acabam causando incômodos no dia a dia. O chuveiro é um equipamento que sofre com as impurezas da água, conforme acumula sujeira em seus orifícios – buraquinhos – ele vai entupindo, atrapalhando o banho, esse problema acontece com as válvulas de descarga sofre desgaste.

Outro problema que acontece em varias residências é a válvula da maquina de lavar, por ela ser sensível, qualquer sujeira que acumula nela faz com que ela pare de funcionar e os técnicos cobram uma fortuna para consertar.

É possível verificar o problema na qualidade da água fazendo uma vistoria na caixa da água, como a água fica parada ocorre à decantação da sujeira, sendo possível ver a sujeira no fundo.

Para escolha do filtro devem ser levados em consideração alguns fatores:

  •      Quando o filtro for instalado na entrada da residência – Hidrômetro – ele deve ter alta vazão, pois toda água da  casa vai passar por ele e o elemento filtrante deve ser igual ou maior que 25 micra;

 

  •     Não deve usar filtro com elemento filtrante carvão ativado na entrada quando a água é clorada, pois esse filtro vai retirar o cloro e as caixas dágua ficaram  com a água desprotegida, fácil para se contaminar.

 

  •      Quando o filtro for instalado no ponto de uso, sua vazão vai depender de onde ele será instalado, na maioria dos casos os filtros pequenos atendem a necessidade. Os filtros podem ter retenção igual ou menor que 10 micra; usar já filtro com elemento carvão ativado para remoção do cloro, ele torna se indesejável para tomar.

 

  •      As maquinas ou equipamentos que usam água para executar trabalho, é recomendado o uso de filtros especiais com retenção menor que 5 micra, garantindo assim o seu bom funcionamento.

 

  •      Os filtros para uso de água para consumo serão tratados em outro artigo.


Através das explicações  desse artigo é possível concluir que alguns problemas podem ser facilmente resolvidos com um filtro e que a unidade de medida Micra serve para saber qual tamanho das partículas que o filtro irá reter.

 

Sobre o Autor:

 

A mais de 15 anos no mercado de filtros para água, decidimos divulgar nosso conhecimento técnico para facilitar aqueles que precisam de filtro da água.

Nossos técnicos conhecem todos aqueles detalhes que muitos vendedores por falta da "prática" não sabem explicar para o cliente.

Conheça nossa loja: www.lojaviafiltros.com.br

Entre em contato através do email: Vendas@lojaviafiltros.com.br